Bem-vindos. Neste blogue, têm lugar textos da autoria de membros da comunidade educativa da Escola Secundária de Vilela e apontamentos diversos sobre livros e literatura.

30
Nov 16

 

Ao longo das próximas entradas, iremos publicar uma versão renovada de Um Auto de Gil Vicente, texto dramático que Almeida Garrett editou em 1838, com o propósito de ajudar a criar um repertório para o teatro português. A renovação deste texto, que foi feita por alunos do 11.º VC, no âmbito da disciplina de Literatura Portuguesa, mereceu uma breve explicação, que a seguir transcrevemos, da responsabilidade dos novos autores do texto. Na próxima entrada, daremos início à publicação do auto revisitado.

 

INTRODUÇÃO

 

É com muito gosto que a turma de Literatura Portuguesa do 11.º VC apresenta a nova versão da peça de teatro Um Auto de Gil Vicente, cuja autoria primeira é de Almeida Garrett.

Pretendemos então parodiar o auto, dando-lhe uma forma mais moderna e inovadora, própria do nosso século, mas mantendo sempre uma fiel ligação à obra original.

Um Auto de Gil Vicente, como já referido, foi realizado por Almeida Garrett com o intuito de trazer de volta o autêntico teatro português, trazer de volta, afinal, aquilo que realmente nos pertence, já que, como o dramaturgo afirmava, «em Portugal nunca chegou a haver teatro», limitávamo-nos, afinal, a continuar o espírito do século XVIII, copiando o teatro castelhano e italiano… Daí ter escolhido Gil Vicente, por ser um dramaturgo medieval, quando o teatro ainda nos pertencia, era puro e original.

Cabe-nos a nós, alunos, incorporarmo-nos no papel de Almeida Garrett e restaurar este auto da melhor forma possível, adaptando-o a um outro século e, consequentemente, a um outro público.

 

Beatriz Neves

Bebiana Leal

Hugo Ribeiro

Juliana Bento

Juliana Araújo

Maria Cunha

Susana Silva

Tânia Pereira

Vera Coelho

 

[Em cima: Almeida Garrett.]

publicado por escoladeescritores às 12:02

Novembro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
17
18
19

20
21
22
24
25
26

27
28
29


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

2 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO