Bem-vindos. Neste blogue, têm lugar textos da autoria de membros da comunidade educativa da Escola Secundária de Vilela e apontamentos diversos sobre livros e literatura.

01
Jun 16

 

Para concluirmos esta série de textos de apreciação crítica, damos hoje a palavra à Patrícia Dias, do 11.º VA, que reflectiu sobre a diversidade cultural e nos apresenta aqui o resultado das suas cogitações. Continuação de boas leituras.

 

A diversidade cultural tem sido um tema muito presente nos debates políticos em vários países, nas últimas décadas. Sendo este um tema atual e pertinente, é fundamental que todos nós percebamos a influência deste nas nossas vidas e a sua importância.

Em primeiro lugar, devemos reconhecer que, embora alguns costumes, tradições e crenças possam causar-nos estranheza, a heterogeneidade dos povos livra-nos de um mundo «estereotipado». Por exemplo, se imaginarmos encontrar em todos os lugares do mundo a mesma culinária, religião ou dança, parece-nos algo muito aborrecido e desinteressante.

É também fundamental reconhecermos que a diversidade cultural proporciona o confronto entre pessoas com diferentes maneiras de pensar e de entender os problemas, o que por vezes leva ao surgimento de novas ideias e, consequentemente, de uma visão diferente do mundo. Por exemplo, uma empresa que adote um ambiente multicultural, onde haja contacto entre pessoas e empresas de diferentes países, culturas e civilizações, adquire vantagens, tais como: melhor compreensão das expectativas e necessidades de clientes externos e aparecimento de novos negócios, resultado da diversidade de ideias.

Em suma, a diversidade cultural é, sem dúvida, uma fonte de enriquecimento cultural, devendo por isso ser reconhecida como algo importante para a sociedade.

 

Patrícia Dias

publicado por escoladeescritores às 18:13

Junho 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

2 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO