Bem-vindos. Neste blogue, têm lugar textos da autoria de membros da comunidade educativa da Escola Secundária de Vilela e apontamentos diversos sobre livros e literatura.

16
Nov 16

 

No terceiro texto desta sequência, coube a palavra à Matilde Leão, do 12.º VB, que assina uma reflexão sobre os possíveis significados da verdade e, consequentemente, da sua importância.

 

Desde que nascemos que ouvimos falar sobre o conceito de verdade. Verdade pode significar exatidão, realidade, rigor, franqueza e até mesmo sinceridade. Tudo o que nos rodeia possui valor de verdade e, assim sendo, defendo que a verdade é importante.

Em primeiro lugar, posso sustentar a minha opinião afirmando que a verdade é essencial para a justiça. Por exemplo, num julgamento em tribunal, a verdade será o fator determinante para que se faça ou não um julgamento correto. Só sabendo a realidade dos factos é que se pode considerar alguém culpado ou inocente.

Outro argumento que apoia o meu ponto de vista é o de que a verdade é promotora da confiança entre as pessoas. Uma situação que comprova isso é a relação entre as empresas e os seus clientes. Se uma empresa for sempre sincera em relação ao seu trabalho ou ao seu produto, o cliente só a irá escolher se o que lhe for proposto resolver o que deseja e assim não existirão desapontamentos, porque o que foi tratado é cumprido, criando uma relação de confiança entre as diferentes partes.

Posso, por fim, concluir que a verdade é extremamente importante para as relações interpessoais e para as situações do dia-a-dia, pois é esta que nos permite a confiança e a certeza de que tudo é realmente aquilo que diz ser. Por isso, devemos fazer de tudo para que a verdade esteja sempre presente, para construirmos relações fortes e duradouras.

 

Matilde Leão

publicado por escoladeescritores às 14:51

Novembro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
17
18
19

20
21
22
24
25
26

27
28
29


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

2 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO