Bem-vindos. Neste blogue, têm lugar textos da autoria de membros da comunidade educativa da Escola Secundária de Vilela e apontamentos diversos sobre livros e literatura.

19
Nov 14

 

Apresentamos hoje mais uma perspectiva sobre o cinema de Manoel de Oliveira, com uma recensão crítica assinada pela Adriana Sousa, do 10.º VD.

 

Crítica de cinema

Adriana Sousa

 

Singularidades de uma rapariga loura, o filme que visionámos em português, foi realizado por Manoel de Oliveira em 2009, adaptado de um conto de Eça de Queirós com o mesmo título.

Na minha opinião, o filme foi bem concebido, mas existem também aspectos que não considero tão positivos. Eu penso que o cinema que Oliveira faz, particularmente neste filme, é simples, pois só filma o necessário para percebermos a história do filme, é encantador e também misterioso, porque ao longo do filme o cineasta criou um certo mistério à volta da personagem Luísa, mostrando várias pistas no decorrer da história, em que acontecem roubos, mas só no final do filme é que nos apercebemos de que é Luísa a autora desses roubos. Outro aspecto positivo foi a adaptação do conto para o cinema. Acho que a adaptação foi bem concebida, Oliveira conservou os costumes, o vestuário, a maneira de ser das personagens do conto de Eça de Queirós, que é antigo, e inseriu essas personagens no nosso tempo.

O aspecto que achei menos positivo foi a representação. Não sei se era a intenção do realizador, mas, do meu ponto de vista, em algumas partes a representação parecia forçada e um pouco teatral.

Concluindo, este filme de curta duração de Manoel de Oliveira conseguiu contar uma história interessante, simples e misteriosa, misturando o tema do amor com o materialismo e os diferentes valores e atitudes das pessoas.

 

[Na foto: Manoel de Oliveira, Catarina Wallenstein e Ricardo Trêpa na antestreia do filme, em Lisboa, a 29 de Abril de 2009.]

publicado por escoladeescritores às 11:32

Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
20
21
22

23
24
25
27
28
29

30


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

2 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO