Bem-vindos. Neste blogue, têm lugar textos da autoria de membros da comunidade educativa da Escola Secundária de Vilela e apontamentos diversos sobre livros e literatura.

05
Nov 14

 

Na sequência dos textos anteriormente publicados, apresentamos hoje uma recensão crítica assinada pela Joana Dias, aluna do 10.º VC. Eis, pois, mais um olhar simultâneo sobre o cinema de Oliveira e a escrita de Eça de Queirós. Continuação de boas leituras.

 

Crítica de cinema

Joana Dias

 

O cineasta português Manoel de Oliveira, inspirado por uma obra de Eça de Queirós, apresentou em 2009 o filme Singularidades de uma rapariga loura. Trata-se de um filme que, desde a raiz, é português.

É, naturalmente, uma obra para poucos, totalmente distinta dos filmes que se vêem habitualmente. Mas, como já foi comentado sobre os filmes de Oliveira, eles não são para se olhar, são para se ver.

Trata-se de um filme com perspectivas bastante diferentes das que predominam hoje em dia. Por muito que as falas nem sempre tenham um sentido claro, os actores e o próprio Oliveira levam-nos mais longe; com as interpretações e as perspectivas das várias cenas, entendemos, por muito que as falas não sejam as mais comuns, a que ponto querem que cheguemos.

É uma história que mostra realmente a existência de um grande amor, mas com poucas cenas dessa relação absurda. Macário faz tudo para se casar com Luísa, mas poucas vezes há cenas da cumplicidade deles a justificarem que Macário a deseje tanto.

Por isso, concluo que Singularidades de uma rapariga loura não é a história do amor de Macário e de Luísa, mas antes a história da paixão que Macário sentia pela bela imagem de uma rapariga loura à janela, enquanto abanava o seu leque chinês.

publicado por escoladeescritores às 16:09

Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
20
21
22

23
24
25
27
28
29

30


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

2 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO