Bem-vindos. Neste blogue, têm lugar textos da autoria de membros da comunidade educativa da Escola Secundária de Vilela e apontamentos diversos sobre livros e literatura.

19
Fev 09

 

A importância da obra de Fernando Pessoa na cultura portuguesa pode ser medida por uma série de iniciativas recentes, de diversa índole. Acaba de ser publicada uma nova fotobiografia do autor de Mensagem, da responsabilidade de Richard Zenith, inserida na colecção que o Círculo de Leitores tem dedicado a portugueses célebres do século XX. São 200 páginas repletas de material iconográfico, actualizando o primeiro trabalho deste género sobre Pessoa, levado a cabo nos anos 80 por Maria José de Lancastre.

Por outro lado, a obra do poeta dos heterónimos tem despertado o interesse de outros criadores ligados ao cinema ou à televisão. O realizador João Botelho prepara actualmente uma adaptação ao cinema do famoso Livro do Desassossego (atribuído ao semi­‑heterónimo Bernardo Soares), enquanto a escritora Luísa Costa Gomes tem procurado recriar as novelas policiárias pessoanas como guião de uma série televisiva.

 

publicado por escoladeescritores às 19:28

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13
14

15
16
17
18
20
21

22
23
24
25
27
28


subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO