Bem-vindos. Neste blogue, têm lugar textos da autoria de membros da comunidade educativa da Escola Secundária de Vilela e apontamentos diversos sobre livros e literatura.

15
Jan 09

Vamos hoje apresentar o primeiro de dois textos que resultaram de uma actividade proposta na disciplina de Matemática, na turma A do 8.º ano. A segunda destas cartas será publicada na nossa próxima entrada.

 

Querida Matemática,

 

Espero que esteja tudo bem contigo, com as tuas filhas (operações) e com os teus netos (números). Por aqui anda tudo na mesma.

No outro dia, vi a tua vizinha, aquela que anda sempre zangada e que quer sempre tudo perfeito, até os filhos têm de ser quadrados perfeitos. Deixa-me ver, ela chama-se Raiz Quadrada.

Recordo-me também de ter passado pelo Senhor Joaquim7. Contou-me que já tem imensas ovelhas, mas, cá entre nós, só vai parar de fazer criação quando as elevar a sete!

Um dia destes, vi a Dona Subtracção. Morreu-lhe o pai! Naquela família é sempre tudo a subtrair, mas para compensar acho que a prima dela, a menina Soma, está grávida. Ainda há pouco a Soma era tão pequenininha e agora é sempre a somar! Já adoptou aquele rapazito, o menino Oito e o seu múltiplo, o Quarenta e Oito. Tem duas filhas, a Nove e a sua simétrica, a Menos Nove. Essas duas é que são parecidas, nem a avó as distingue. A Senhora Zero está equilibrada, gosta igualmente das duas netinhas.

Agradeço-te, companheira Matemática, pela ajuda que me tens dado a resolver problemas do dia-a-dia. As tuas equações têm-me sido preciosas.

Obrigada por tudo e um beijinho muito grande da tua amiga

 

Inês Pacheco

 

publicado por escoladeescritores às 13:02

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
16
17

18
19
20
21
23
24

25
26
27
28
30
31


subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO