Bem-vindos. Neste blogue, têm lugar textos da autoria de membros da comunidade educativa da Escola Secundária de Vilela e apontamentos diversos sobre livros e literatura.

18
Nov 13

 

Concluímos hoje, com as palavras da Ana Barbosa, do 11.º VD, esta série de textos de contracapa para uma hipotética antologia poética de Almeida Garrett. Boas leituras.

 

A poesia de Almeida Garrett (ou João Baptista da Silva Leitão) evoluiu de uma fase arcádica para uma fase romântica, sendo esta última a mais significativa, pois relaciona-se com temas medievais, populares, folclóricos e lírico-amorosos.

Na antologia deste poeta romântico, observamos uma certa dependência da intensidade da paixão, da emoção e do sentimento, mas também um sentido de equilíbrio. É visível a presença do sujeito poético, o «eu», o individualismo; o amor forte, sacralizado e absolutizado; a liberdade escrita, seguindo novas ou diferentes estruturas da poesia neoclássica; a melancolia, o desespero, o cansaço e um coração solitário. Estas são algumas das características da poesia de Garrett, que a tornam tão interessante e fizeram do autor um dos melhores artistas do Romantismo.

publicado por escoladeescritores às 14:15

Novembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
14
15
16

17
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

2 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO