Bem-vindos. Neste blogue, têm lugar textos da autoria de membros da comunidade educativa da Escola Secundária de Vilela e apontamentos diversos sobre livros e literatura.

28
Out 13

 

Começamos hoje a publicar os textos para a contracapa de uma hipotética antologia da poesia de Almeida Garrett. Inaugura esta sequência a Diana Sofia F. C. da Silva, aluna de Literatura Portuguesa do 11.º VD:

 

Almeida Garrett, nascido no Porto com o nome de João Baptista da Silva Leitão, foi um autor muito célebre do século XIX, responsável por uma obra que se insere maioritariamente na corrente literária do Romantismo.

Com o objectivo de evidenciar esse trabalho autoral, este livro reúne mais de setenta belos textos líricos, contendo poemas como «Não Te Amo», «Anjo És», «Os Cinco Sentidos» e «Barca Bela».

Nesta antologia é notório o espírito nacionalista, a superlativação das emoções e a sacralização do amor, a grande importância dada à História pátria e o gosto pela beleza obscura, por parte do sujeito poético, que são características do Romantismo.

Por se ter libertado dos ideais neoclássicos e caminhado para um ideal de individualismo, Garrett afirmou-se como um dos grandes poetas portugueses, sendo actualmente estudado nas escolas de todo o país.

É pela grandiosidade da escrita de Almeida Garrett que esta colecção de poemas deve estar nas estantes de qualquer leitor! 

publicado por escoladeescritores às 15:03

Outubro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
15
16
17
18
19

20
21
23
24
25
26

27
29
30
31


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

2 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO