Bem-vindos. Neste blogue, têm lugar textos da autoria de membros da comunidade educativa da Escola Secundária de Vilela e apontamentos diversos sobre livros e literatura.

02
Abr 13

 

Concluimos hoje a publicação de textos de contracapa para uma hipotética edição actual da Crónica de D. João I. O trabalho com que se encerra esta série é assinado pela Diana Sofia F. C. da Silva, aluna de Literatura Portuguesa do 10.º D.

 

Fernão Lopes, como historiador e defensor da «clara certidom da verdade, remete-nos para um tempo de profunda agitação política, entre finais do século XIV e inícios do século XV, em que o povo português temia ser governado por um rei castelhano.

Por entre inúmeros acontecimentos, e graças à lealdade do povo ao Mestre de Avis, este consegue derrotar o Conde de Andeiro, que trazia o perigo castelhano, acabando por ser aclamado rei pelos portugueses.

Nesta crónica, é visível a força portuguesa, ao enfrentar as adversidades, e a sabedoria de D. João I.

Esta obra permite também evidenciar as características literárias de Fernão Lopes, pois, embora em crónicas anteriores os autores se tenham mostrado parciais, é-nos apresentada agora uma narração rigorosa de acontecimentos que se mostraram relevantes para a História de Portugal.

publicado por escoladeescritores às 18:15

Abril 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

2 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO