Bem-vindos. Neste blogue, têm lugar textos da autoria de membros da comunidade educativa da Escola Secundária de Vilela e apontamentos diversos sobre livros e literatura.

23
Out 08

 

Gastão Cruz é um dos mais importantes poetas portugueses contemporâneos, pertencente ao grupo da Poesia 61. Da sua vasta obra, seleccionámos hoje um poema (que pertence ao volume Crateras, publicado em 2000 pela Assírio & Alvim), a seguir transcrito, que será objecto de variações construídas por alunos das turmas H e J, do 10.º ano. Esses textos, redigidos em conjunto a partir do original de Gastão Cruz, serão publicados aqui nos próximos dias.

 

Contrato

 

Se estiveres contente, dou-te uma maçã;
se tiveres medo, torço a tua mão;
e se me deixares, quero apertar-te,
sem te fazer mal, contra o coração.

Se eu estiver contente, dás-me uma maçã?
Se eu estiver com medo, torce a minha mão.
E se tu quiseres, podes apertar-me,
sem me fazer mal, contra o coração.

Isto é um contrato, só com dois se faz:
venho oferecer-to com desesperada
calma, sendo incerto que estes nossos jogos
possam dos amantes expulsar demónios.


Gastão Cruz

 

publicado por escoladeescritores às 12:57

comentário:
Gostei muito de todas as variações do poema de Gastão Cruz. Os alunos fizeram um bom trabalho.
Inês Pacheco a 21 de Dezembro de 2008 às 16:13

Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
17
18

19
20
21
22
24
25

26
27
28
29
31


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO